Sobre o Zumbido

Zumbido surge quando há uma percepção de som sem que exista uma fonte sonora externa.
Um barulho que ocorre no ouvido ou na cabeça.
O som pode parecer com apito, cachoeira, chiado, cigarra, etc, a percepção pode ser maior no ambiente silencioso para algumas pessoas, outras podem ouvi-lo constantemente.
É um sintoma de uma condição de saúde, freqüentemente é associado à perda auditiva.
As pessoas que são acometidas por esse problema ouvem um som persistente; por ser constante pode afetar o sono, a concentração e o equilíbrio emocional.

renovar_zumbido

Causas do Zumbido

O zumbido pode ser desencadeado por vários fatores, uma única pessoa pode apresentar mais de uma causa para o zumbido.
Alguns são fáceis de identificar e tratar como problemas de saúde cardiovascular, dieta (má alimentação), medicamentos ototóxicos e exposição a ruído alto.
Dentre elas ainda existem outras causas, como envelhecimento, diabetes, problemas emocionais também podem influenciar.

Tratamento para o Zumbido

Existem tratamentos, mas não deve ser generalizado para todos os pacientes, a escolha deve ser personalizada para cada caso, após investigar causas e presença ou não de outros problemas de saúde, como a perda auditiva.
Alguns tratamentos são feitos através de medicamentos que podem tratar ou avaliar os sintomas, por não existir um tipo especifico e nem cura para o zumbido.
O uso de aparelhos auditivos é recomendado, porque na maioria das vezes as pessoas que se queixam de zumbido também possuem considerável perda auditiva, sendo assim o uso do aparelho auditivo vai ajuda– lo a identificar melhor os sons externos e diminuir atenção voltada aos sons do zumbido que é um som interno.
Terapia sonora, é utilizada para diminuir a percepção do zumbido, através de geradores de som e/ou aparelhos auditivos inclui colocar músicas ou sons da natureza, não é invasivo e proporciona alivio imediato do zumbido.
Alterações na dieta também podem auxiliar, é necessário evitar o abuso no consumo de doces, cafeína, álcool, edulcorantes artificiais, como o aspartame, assim como é recomendado abandonar o cigarro.

Prevenir o Zumbido

Alimente-se bem, evite longos períodos de jejum, recomendável se alimentar á cada 3 horas, evitando abuso de cafeína, doces, álcool e cigarro.
Não utilize fones de ouvidos com volume muito alto e nem por longo período.
Evite lugares ruidosos, use protetores
Pratique exercícios, melhore seu metabolismo, não seja sedentário.
Evite auto – medicação, pois alguns medicamentos são prejudiciais (ototóxicos) e podem causar zumbido.